Renan Contrera
Será lançado na capital paulista o livro “A Produção do
Jornalismo Esportivo na Internet” escrito pelo tanabiense Marcelo Bechara com a
Editora Appris. O livro aborda os aspectos de como é feita uma matéria
jornalística na internet na área esportiva e outros. O autor do livro falou com
a reportagem do Blog Renan Contrera
que você poderá conferir nesta reportagem.
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Marcelo Bechara é mestre em Comunicação e já trabalhou na Confederação Brasileira de Tênis |
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero e graduado
em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing,
Marcello Bechara Souza Nassar Frange lançará nesta quinta-feira, 27 em São
Paulo o livro “A Produção do Jornalismo Esportivo na Internet” com a Editora
Appris. Marcelo trabalhou na Copa do Mundo de Futebol, em 2014, na Copa Davis (A
Copa do Mundo de Tênis) e outros torneios de tênis. O tanabiense já passou pela
ESPN (rede de TV por assinatura dedicada a programas esportivos), pela
Confederação Brasileira de Tênis. Atua como pesquisador.
Marcelo já escreveu um livro com o seu primo Rodrigo Bechara
“Do Líbano a Tanabi: a história dos 90 anos do Grupo Bechara”. Ele pretende
ainda escreve mais livros, já tem algumas histórias iniciadas, mas o foco será
em escrever romances e contos.
O livro aborda os aspectos de como é feito uma matéria
jornalística na internet, fala sobre a agilidade e a pressão que o repórter
precisar ter para colocar uma matéria no ar, sobre a relação dos vídeos e das
matérias escritas.
Também fala sobre a influencia econômica na hora de definir
as pautas e outros assuntos jornalísticos que o autor conta na entrevista que
você confere agora no Blog Renan
Contrera:
Blog Renan
Contrera: Como que você se interessou pelo jornalismo e o jornalismo
esportivo?
Marcelo
Bechera: Comecei a me interessar com jornalismo esportivo quando tinha uns 15
anos de idade, mais ou menos. Naquela época, eu já gostava bastante de escrever
e acompanhar tudo do cenário esportivo, mas foi assistindo ESPN Brasil, mais
especificamente o programa Bate Bola com os jornalistas João Carlos Albuquerque
e Paulo Vinicius Coelho, que eu realmente percebi que queria trabalhar com
jornalismo esportivo.
Além
disso, sempre fui muito apaixonado por esportes. Acompanho de tudo. Desde golfe
e beisebol ao futebol. Sou viciado em esportes. Como não tive o dom de virar um
atleta profissional, procurei alguma maneira de trabalhar próximo com esporte.
Foi uma maneira de juntar o útil com o agradável. Aos 15 anos eu assistia jogos
de futebol por pura diversão, aos 21 eu assistia porque era trabalho e recebia
para isso.
Blog:
Qual momento na sua carreira você considera
importante?
Marcelo:
Difícil escolher apenas um momento. É tudo um processo
de dedicação e acreditar no sonho, de fato. Em 2011, eu criei um blog para
escrever sobre tênis. Em 2012, eu estava trabalhando na Confederação Brasileira
de Tênis, na parte de assessoria de imprensa. Viajava para torneios e Copa
Davis, quando se reúne os melhores tenistas do país para a disputa de um
confronto contra outra seleção.
Depois fui para a ESPN e realizei o meu maior sonho.
Um sonho que tinha de criança, praticamente. Quando recebi o email que era para
começar a trabalhar, liguei para o meu pai chorando. Acho que foi o grande
momento. Até por perceber, de fato, que a realidade é muito diferente do sonho.
Foi um aprendizado enorme. Talvez seja o momento mais importante, juntamente
com a minha experiência recente nas Olimpíadas do Rio, em agosto deste ano.
Acho que o livro, no fim, é o grande momento, porque reúne os momentos que
passei na minha vida juntamente com dois anos de pesquisa intensa sobre o
jornalismo esportivo na internet.
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O livro será lançado hoje, 27 na capital paulista |
Blog: O que você trata no livro “A Produção do Jornalismo Esportivo na
Internet”?
Marcelo: O título já é bem explicativo, até para eu não me soar repetitivo. O
livro aborda os aspectos de como é feito uma matéria jornalística na internet,
no campo do esportes. Demonstro o que influencia na hora de escrever uma
matéria, a agilidade e pressão que o repórter precisa ter para colocar a
notícia no ar, sobre a relação dos vídeos e matérias escritas na internet. Por
exemplo, cada vez mais os vídeos ganham espaços nas reportagens online. Às
vezes, o repórter só precisa escrever um parágrafo e coloca o vídeo da
reportagem. Antigamente, o jornalista descrevia minuciosamente os gols da
partida. Hoje, basta apenas descrever rapidamente, até porque tem o vídeo em
que o leitor pode vê-lo.
Abordo também como a área econômica influencia na hora
de definir as pautas, por que uma matéria sobre um carro de luxo do Neymar
chama tanta atenção ou uma postagem no instagram do Gabriel Medina repercute
tanto e ganha espaço nos principais veículos de comunicação. É aquela coisa de
jogador-celebridade, o jornal opta por ser sensacionalista porque rende
audiência ou cliques, como é medido na internet, e, como consequência, ganha
mais poder de barganha na hora de negociar os espaços publicitários, a
principal renda dos meios de comunicação atualmente.
Blog: Como foi escrever este livro e se você já
escreveu mais algum livro?
Marcelo: Foi um processo natural, até pelo
fato de ter origem na minha pesquisa de mestrado. Foi aos poucos. Neste ano,
após o contato com a Editora Appris, tive que fazer as adaptações necessárias
para virar um livro. Parece que demora, mas passa muito rápido. Escrever também
é algo que sempre gostei, portanto é um sonho realizado publicar um livro.
Já escrevi o livro da história da minha família, o “Do
Líbano a Tanabi: a história dos 90 anos do Grupo Bechara”, juntamente com meu
primo Rodrigo. Mas pretendo escrever mais. Tenho algumas histórias já
iniciadas. Quero focar na parte de escrever romances e contos. É o que mais
gosto e minha grande intenção. Se tudo der certo e minha inspiração colaborar,
ano que vem pretendo lançar mais um livro.
Serviço:
Lançamento do Livro – A Produção
do Jornalismo Esportiva na Internet
27 de outubro de 2016, às 18h30
na Livraria da Vila
Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista
– São Paulo-SP